Biblioteca virtual

BIBLIOTECA VIRTUAL DO IPET

No Image Available

Teorias de Aprendizagem

 Autor: Alberto Ricardo Prass  Category: Psicologia Social e do Trabalho  Publicado: Março 14, 2008  Páginas: 55  Idioma: Português More Details  Ler o Livro
 Descrição:

Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi um psicólogo americano formado em Harvard (Wikipédia, 2008). Ele foi o principal representante do condutivismo nos EUA. Os condutivistas pretendem explicar o comportamento humano e animal em termos de respostas a diferentes estímulos.
Skinner sempre esteve preocupado com as aplicações práticas da psicologia, destacando-se nesse quesito a “educação programada”. Entre seus trabalhos mais relevantes, podemos citar “A conduta dos organismos” de 1938,
“Walden II” de 1961, que aplica a utopia condutivista no estabelecimento de uma comunidade humana ideal, e “Tecnologia do ensino” de 1968. Skinner defendia o condicionamento controlado das massas (no lugar da educação atual, que seria também um condicionamento massivo, porém sem controle), como meio de controle da ordem social, orientado a felicidade do individuo.
Skinner acreditava nos padrões de estímulo-resposta de uma conduta condicionada. Sua história está relacionada com as mudanças observáveis de conduta ignorando a possibilidade de qualquer processo que possa ocorrer na mente das pessoas. O livro de Skinner publicado em 1948, Walden II, apresenta uma sociedade utópica baseada no condicionamento operante. Outro livro importante foi Ciência e Conduta Humana (1853), no qual ressalta a forma como os princípios do condicionamento operante funcionam em instituições sociais tais como governo, o judiciário, a igreja, a economia e a educação.